Inicialmente era chamado de Morro da Liberdade e seu nome oficial é Morro do Redentor, mas, popularmente é mais conhecido como Morro do Cristo. Está a 930 m de altitude, e é um dos pontos mais altos da cidade sendo uma das mais belas vistas panorâmicas de Juiz de Fora.
O nome Morro do Imperador originou-se em 1861, ocasião em que D. Pedro II subiu as encostas para apreciar o céu e a vista da cidade.
Em 8 de julho de 1906 foi inaugurado o monumento idealizado por Francisco Baptista de Oliveira, em homenagem ao Cristo Redentor. Considerado o primeiro da América do Sul, foi construído pela Companhia Pantaleone Arcuri e Spinelli, possuindo o monumento 25 metros de altura e a imagem, encomendada a Maison Raffe, de Paris, 3,75 metros de altura.
O Monumento ao Cristo Redentor foi tombado em 24 de maio de 1990 pelo decreto n° 4312/90.
O mirante Salles de Oliveira foi construído no final da década 60 e inaugurado em 31 de março de 1970, pelo então prefeito de Juiz de Fora Itamar Franco.
No Morro do Imperador existiu também uma torre helicoidal, inaugurada em 1964, era considerada a 1ª do tipo na América do Sul e serviu durante 15 anos à TV Industrial. Apenas a base da torre foi preservada e pode ser vista atualmente. Hoje em dia, o Morro do Imperador é utilizado por pessoas que gostam de praticar esportes em contato com a natureza. O montanhismo, a caminhada e o ciclismo pelas trilhas são praticados frequentemente.
Localizado na Rua Dr. João Pinheiro, em direção ao Bairro São Pedro.
Acesse a Galeria de imagens do Morro do Imperador(Morro do Cristo):