Museu de História Natural
No espaço de exposição do Museu de História Natural, hoje com 1300 peças, constam de 18 vitrines dispostas de acordo com a Teoria da Evolução dos Seres Vivos (da pedra ao homem) e um espaço com animais vertebrados taxidermizados (empalhados).
A coleção é formada por exemplares de fósseis, minerais, rochas, animais secos, em via úmida ou taxidermizados, ossos e réplicas de peças raras todas colecionadas através do trabalho de leigos e religiosos da Congregação do Verbo Divino durante décadas.
Em julho de 2014 recebeu através de permuta com a PUC-Minas, em Belo Horizonte, uma cópia completa do crânio de um mastodonte.
Museu de Etnologia Indígena
O Museu de Etnologia Indígena, com 400 peças indígenas em exposição e 3.600 em reserva técnica, possui também em seu acervo peças oriundas de outras etnias (asiática, africana, etc.), todas originais, estando organizada a exposição por categorias que obedecem um plano de classificação de acordo com sua finalidade: Cerâmica, Trançados, Cordões e Tecidos, Adornos Plumários, Adornos de Materiais Ecléticos, Indumentária e Toucador, Instrumentos Musicais e de Sinalização, Objetos Rituais, Mágicos e Lúdicos, Armas, Complemento de Trabalho, Combate e Defesa, Utensílios e Implementos de Madeira, Organização Social e Política, Linguagem e Aculturados, Religião, Fragmentos e Achados de Sítios Arqueológicos, Artes Visuais e Plásticas e Habitação.
Projetados para a função museal os dois salões de exposição com 400 m² cada são totalmente climatizados, concedendo aos visitantes muito conforto, beleza e aconchego. Um painel decorativo no Museu do Índio reproduzindo o quadro da primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, e dois painéis no Museu de História Natural relativos a dinossauros dos períodos Jurássico e Cretáceo, decoram o interior. Além dos salões de acesso do público em visitas, o espaço ainda apresenta secretaria, laboratório e reserva técnica de etnologia indígena. A reserva técnica e laboratório de História Natural, com aproximadamente 30 mil peças, está em salão à parte.
Aberto à comunidade para visitação permanente, os projetos pedagógicos também se estendem a outras instituições da cidade e região e a turistas.
Horários de visitação:
De Segunda a Sexta-feira, de 12h às 18h.
Localização:
Rua Halfeld, 1179 - Centro - CEP 36016-000 - Juiz de Fora - MG
Informações:
Telefone: (32)2102-7761