Colégios
História do Colégio do Carmo
O Colégio "Nossa Senhora do Carmo", de Juiz de Fora, pertence à Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, congregação brasileira fundada em 1889.
História do Colégio dos Santos Anjos
A "Congregação dos Santos Anjos" veio de uma cidade vizinha: Mar de Espanha, onde permaneceu por sete anos. Por problemas políticos, as religiosas dos Santos Anjos preferiram deixar a cidade. Quarenta alunas acompanharam as Irmãs, permanecendo, como pensionistas(alunas internas).
História do Colégio Cristo Redentor (Academia de Comércio)
Numa época em que Juiz de Fora passava por uma intensa modernização, fazendeiros e industriais se uniram, e, em 30 de março de 1891, Francisco Baptista de Oliveira lançou a pedra fundamental da Sociedade Anônima Academia de Comércio de Juiz de Fora.
Leia mais: História do Colégio Cristo Redentor (Academia de Comércio)
História do Instituto Metodista Granbery
Em 1889, Juiz de Fora era um dos principais centros da Região Sudeste e forte reduto republicano. Foi neste contexto, que o professor J. M. Lander chegou ao Brasil juntamente com sua esposa e um filho de colo para, no dia 8 de setembro, abrir as portas do "O Granbery", que então recebeu o nome de Colégio Americano Granbery, em homenagem ao Bispo com o mesmo nome.
História do Colégio Stella Matutina
A história do colégio inicia em 8 de setembro de 1902, quando as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo fundaram em Juiz de Fora a primeira casa da Congregação no país: o Colégio "Stella Matutina".
História do Colégio Machado Sobrinho
Sua história inicia-se em 1909 quando o Emérito Educador, Antônio Vieira Machado Sobrinho, lançou os fundamentos do Externato Lucindo Filho com os seguintes cursos: Primário, Preparatório e Comercial.
História do Colegio Santa Catarina
Em fevereiro de 1900, a pedido do Cônsul alemão George Grande, as Irmãs de Santa Catarina, Crescência e Augusta, chegaram a Juiz de Fora para se dedicarem à instrução e educação de crianças da Colônia Alemã. Em agosto do mesmo ano, chegou da Alemanha Irmã Hildegardis para auxiliar as duas pioneiras.