Em 1928, quando a cidade já era um polo industrial e politicamente influente, começa a ser construído o Cine-Theatro Central, pela iniciativa dos grandes cafeicultores locais, com o objetivo de ser uma casa de espetáculos à altura do município. Aqui tem início a origem do maior símbolo histórico, cultural e artístico de Juiz de Fora.
O arquiteto Rafael Arcuri assinou a planta arquitetônica do novo teatro e a decoração interna recebeu o toque do pintor italiano Ângelo Biggi. O teatro demorou um ano e quatro meses para ficar pronto, sendo entregue aos juiz-foranos em 30 de março de 1929. Sua capacidade é para 2000 pessoas, contando com acústica excelente, sendo considerado um dos 10 teatros mais bonitos do Brasil.
Em 1994 é tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No mesmo ano, o Cine-Theatro Central passou a ser gerenciado pela UFJF e pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora, contando com recursos do Ministério da Educação, que promoveram a restauração do templo cultural da cidade em 1995.
Atualmente, sua administração está sob a inteira responsabilidade da UFJF.
Localizado na Praça João Pessoa, s/n - Calçadão da Rua Halfeld - Centro Telefone: (32) 3215-1400
Horário de visitação: de segunda a sexta das 09h às 12h e das 14h às 17h e, aos sábados, das 09h às 12h
Página Web: www.theatrocentral.com.br
Confira aqui a história completa do Cine-Theatro Central